segunda-feira, 17 de agosto de 2009

OMI-DUDU UMA ONG MODELO DA CULTURA AFRO NA BAHIA




O NUCLEO OMI-DUDU, é uma organização do movimento negro com articulação nacional, sem vinculo político–partidário, sem fins lucrativos e de personalidade jurídica. Um Núcleo de Resgate e Preservação da Cultura Afro-brasileira.



O Núcleo Omi-Dudu foi fundado em meio ao processo de resgate cultural da comunidade negra baiana. Em 1988, na Avenida Candeia no Bairro da Liberdade, um grupo de jovens decidiram utilizar do recorte cultural para intervir no destino da juventude negra de Salvador. Perceberam a importância da estética negra no processo de afirmação da identidade étnica e como trabalhar a estima por meio dessa atitude. Entende que a cultura por meio da estética, pode formar uma orientação cotidiana para projetos de transformação social.



Mas o que isto, significa que o fato de que a cultura como elemento fundante da espécie humana nos põe em movimento, o cultivo do espírito nos prepara para a garantia de valores como a igualdade, solidariedade, liberdade. Neste sentido, o acesso aos bens culturais possibilita a constante busca por direitos inerentes aos seres humanos. Isso porque, cultura é mais que um artefato de distinção social, é um direito de todos e deve ser priorizada em toda agenda política.
Mesmo sob a humilhação e angústia homens, mulheres e crianças organizaram poderosas instituições sociais e culturais no Brasil garantindo assim nossa unidade e sobrevivência. Essa resistência possibilitou a construção de uma identidade na diáspora africana que marca a própria cultura do Brasil, ainda que essa marca não nos traga nenhum retorno do ponto de vista econômico e de acesso ao poder. Portanto, o capital cultural da população negra deve ser a base do nosso entendimento e conceito cultural. Este capital cultural múltiplo usado por nossos ancestrais garantiu nossa sobrevivência.



É nesse contexto que o Núcleo Omi-Dudu se apresenta enquanto coletivo de cidadãos que partilham idéias e pensamentos buscando a valorização da comunidade negra por meio de representações afro-estéticas. Nossas ações caminham e exalam estética negra, pura e contemplativa por onde atuam, produzindo reflexões sobre identidade. Com isso, executamos projetos voltados para o resgate e preservação da cultura negra entendendo essa atitude como posição política. Não nos faltam pesquisas e estatísticas para confirmar nossos propósitos de acolher, educar e preparar a juventude negra para uma existência mais digna e humanamente cidadã. .

Um comentário:

  1. eu gostaria de saber urgentemente como posso me comunicar com o(a) líder do omi-dudú,um telefone,qualquer meu de comunicação...

    ResponderExcluir